segunda-feira, 28 de abril de 2014

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

1
Todos os Santos, solenidade
Santa Maria de Roma († 300), escrava.
2
Fieis defuntos – Dia das almas do Purgatório.
São Marciano de Chalcis, eremita no deserto de Calcedónia.
3
São Guenael, abbade de Landevenec.
Santa Sílvia de Roma, mãe de São Gregório Magno.
Santo Humberto de Liège, bispo desta cidade belga. Era de família nobre. Foi ordenado bispo pelo papa Sérgio I.
Santa Alpais de Cudot, humilde paisana e grande mística, cujo único alimento era a Eucaristia.
São Martinho de Lima (ou de Porres), religioso dominicano peruviano, místico e taumaturgo.
4
Beata Francisca de Amboise (França), duquesa da Bretanha, fundadora dum mosteiro de Clarissas em Nantes e outro de Carmelitas em Vannes, para onde se retirou e foi Priora.
São Carlos Borromeu, sobrinho do Papa Pio IV, foi Bispo de Milão e cardeal aos vinte e dois anos.
5
Santos Zacarias e Isabel (pais de João Batista), Silvia
Santa Bertila, abadessa no convento de Chelles, perto de Meaux, em França.
Beato Guido Maria Conforti, Bispo de Parma, Itália. Fundou a Pia Sociedade de São Francisco Xavier.
6
São Leonardo de Norblac, eremita em Noblac, perto de Limoges (França).
São Nuno de Santa Maria, aliás, Nuno Alvares Pereira, o Santo Condestável. Militar e depois carmelita. Canonizado pelo papa Bento XVI em 2009.
7
São Prodóscimo, foi, segundo a tradição, o primeiro bispo de Pádua.
São Wilibordo, inglês de nascimento, ordenado bispo de Utrecht pelo Papa Sérgio I.
8
São Deodato I, papa, que amou o seu clero e o seu povo e que era igualmente por eles amado.
Quatro Santos coroadosOs quatros santos coroados são:  Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrônio e foram torturados e depois martirizados em Pannonia.
São Godofredo, bispo de Amiens (França), educado na vida monástica desde a idade de cinco anos. Morreu em Soissons.
Beato João Duns Escoto, sacerdote franciscano, originário da Escócia. Professou Filosofia e teologia em Cantuária, Oxford e Paris e finalmente em Colónia.
9
Santo Orestes, médico na Capadócia, mártir.
São Teodoro Tiro, général romano convertido e por isso martirizado.
Beata Isabel da Santíssima Trindade, religiosa carmelita de Dijon (França).
Beato Luís Beltrame Quattrocchi, leigo, casado, cuja esposa foi também beatificada no mesmo dia.
São Leão Magno, papa, padre e doutor de Igreja. Nasceu na Etrúria e foi diácono antes de ser eleito papa. Defendeu a doutrina ortodoxa sobre a incarnação de Cristo e afirmada de novo no Concílio de Calcedónia.
Santo André Avelino, sacerdote da Congregação dos Clérigos Regulares. Brilhou pela sua santidade e zelo nas coisas de Deus.
São Martinho de Tours, bispo desta cidade francesa. Martinho era nativo da Panónia e, antes da sua conversão era militar. Um dos santos mais conhecidos e venerados em França. Fundador do mosteiro de Ligugé. Moreu em Candes.
São Mennas, militar egípcio ao serviço de Roma. Quando as perseguições começaram, escondeu-se, pois era cristão, mas acabou por ser descoberto e martirizado.
Beato Francisco Palau, sacerdote carmelita, fundador da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias e também da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas.
Santo Anastásio, militar persa que, depois da tomada de Jerusalém por Chrosroes, se converteu e por isso mesmo foi martirizado na Pérsia.
São Diogo de Alcalá, religioso da Ordem Franciscana Menor, exerceu ministérios nas ilhas Canárias e também na Ara Coeli, em Roma.
São Josafá, bispo de Polotsk, na Ruténia, martirizado por desejar a unidade entre ortodoxos e católicos.
Santo Estanislau Kostka, noviço jesuíta polaco. Foi recebido na Companhia de Jesus por S. Pedro Canísio.
Beato Eugénio Bossilkov, bispo de Russe, na Bulgária. Acusado pela polícia política do regime stalinista búlgaro de subversão e espionagem por conta da Igreja de Roma, foi fuzilado no dia 11 de novembro de 1952, em Sófia, Bulgária.
Beata Maria Crucifixa Cúrcio, italiana, fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.
São Serapião de Londres, religioso mercedário, participou na quinta cruzada à Terra Santa e ao Egipto. Morreu mártir.
São Gregório Palamas foi um dos maiores expoentes da Doutrina ascética e mística e a sua pratica e técnica provocou grande controvérsia  na Igreja durante o século XIV.
São Leopoldo III, rei da Áustria. Pertencia à casa real de Bagengerg, da Áustria, que há muitos séculos descendia dos de imperadores de Augsburg e dos grãos duques de Lorena (1073-1113).
Santo Alberto Magno, dominicano, doutor da Igreja. Professou em Colónia, Hildesheim, Friburgo, Regensburgo, Paris e Estrasburgo e teve como aluno S. Tomás de Aquino.
Santa Margarida da Escócia, rainha (1045-1093). Casou com Malcolm III em 1070 no castelo de Dumfermline. Fundou abadias e mosteiros. Ela foi canonizada em 1250 e declarada padroeira da Escócia em 1673.
Santa Inês de Assis, religiosa clarissa († 1253), irmã de santa Clara de Assis, foi abadessa de um dos mosteiros fundados por esta.
Santa Isabel da Hungria (1207-1231), princesa, filha do rei de Hungria. Casou-se com o príncipe Luís de Thuringa na idade de 13 anos. Do casal nasceram três filhos. Amava ternamente os pobres, vendo neles Jesus.
Santa Gertrudes de Helfta (1256-1302), Religiosa, abadessa e mística. Conviveu no mosteiro com a grande mística santa Matilde de Magdeburgo, mestra de espiritualidade. Foi beneficiada de visões que ela transcreveu depois num livro intitulado: “Mensageiro do Divino amor”.
São Frediano de Luca († 588) , bispo. Teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV. Cristão e monge, teria saído de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino à Roma.
Santo Odon (ou Odilon) de Cluny (878-942), abade que instaurou a observância monástica segundo a Regra de S. Bento e a disciplina de S. Bento de Aniano.
Santa Rosa Felipina Duchesne, virgem, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, que, nascida em França, durante a Revolução Francesa reuniu a comunidade religiosa e, trasladando-se para a América, ali abriu numerosas casas.
Beata Maria Gabriela Hinojosa Naveros, mártir durante a guerra civil espanhola.
São Ponciano, papa de 230 a 235, sucessor de Urbano I. Deportado para a Sardenha pelo imperador Maximiano.
Santa Matilde, virgem, religiosa no mosteiro de Helfta. Beneficiou de dons celestes de contemplação mística.
Santos Roque Gonzalez, João Del Castillo e Afonso Rodriguez. Estes três sacerdotes Jesuítas, martirizados na região do Rio da Prata, foram canonizados pelo Papa João Paulo II em 1998.
São Rafael de São José (1835-1907), carmelita, antigo ministro da guerra no seu país, a Lituânia. Preso pelos russos, foi deportada para a Sibéria, levando consigo apenas a Bíblia e a “Imitação de Jesus Cristo”. Foi o grande restaurador da Ordem do Carmo no seu país, agora parte integrante da Polónia.
Beatos Eliseu Garcia Garcia, religioso salesiano e Alexandre Planas Saurí, martirizados em Garraf, perto de Barcelona, aquando da guerra civil espanhola (1936).
Santo Edmundo foi rei da Inglaterra. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos no dia 20 de novembro de 870.
São Félix de Valois (1127-1212) nativo de Amiens (França) foi co-fundador da Ordem da Santíssima Trindade (os Trinitários) para o Resgate de Escravos.
Santo Edmundo Rich (1180-1240) foi Arcebispo de Cantuária e batalhou pela disciplina e justiça. É também chamado de Edmundo de Abingdon.
Beata Maria dos Milagres Ortells Gimeno, virgem da Ordem das Clarissas Capuchinhas, martirizada no lugar chamado Picadero de Paterna, na região de Valência (Espanha), durante a guerra civil (1936).
Apresentação de Nossa Senhora.
São Gelásio, papa, reconhecido pela sua inteligência e bondade. Morreu pobre, por ter distribuído aos pobres os bens que possuía (496).
Santa Cecília de Roma (século III), virgem e mártir. Padroeira dos músicos.
Beato Tomás Réggio (1819-1901), Bispo de Ventimíglia e depois Arcebispo de Génova. criou a Pontifícia Faculdade Católica de Direito e a Escola Superior de Religião.
Beatos Elias (Julião) Torrijo Sanchez e Bertran (Francisco) Lahoz Moliner, religiosos do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, martirizados em Paterna (província de Valência), durante a guerra civil espanhola (1936)
São Clemente I, papa — terceiro sucessor de S. Pedro. Governou a Igreja de 88 a 97. Foi martirizado em 101, durante a perseguição ordenada pelo imperador Trajano.
São Columbano (543-615), abade irlandês em Luxeuil (France). Fundou diversos mosteiros na Europa. Morreu na sua caverna em Bobbio (Itália).
Beato Miguel Agostinho Pro, sacerdote Jesuíta, martirizado durante a perseguição religiosa no México, em 1927.
São Crisógono de Aquilea, mártir, venerado na região de Verona, mas também em Roma, onde uma igreja lhe é dedicada (304).
Santo Alberto de Lovaina (1166-1192). Eleito bispo de Liège, foi assassinado em Reims (França), quando visitava a basílica de São Remígio.
Santos Pedro Dumoulin-Borie, bispo da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, Pedro Vo Dang Khoa e Vicente Ngyen Tho Diem, sacerdotes, os quais, por ordem do imperador Minh-Mang, foram degolados e outros estrangulados (1838).
Santo André Dung-Lac, era filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista. Foi ordnado sacerdote em 1823. Morreu mártire.
Beata Maria Ana Sala, virgem da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina. Consagrou-se totalmente à educação das meninas, em Milão, Itália (1891)
Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir, que segundo a tradição era dotada duma grande sabedoria. O seu corpo é venerado no santuário do Monte Sinai.
São Pedro de Alexandria, bispo e mártir. Dotado de todas as virtudes, foi decapitado por ordem do imperador Galério Maximiano, vindo a ser a última vítima da grande perseguição(305/311).
Beata Beatriz de Ornacieux, virgem, insigne pelo seu amor à Cruz. Viveu e morreu na pobreza num mosteiro que ela mesma mandara construir (1303-1309).
São Sirício de Roma, papa de 384 a 399. O seu pontificado correspondeu a um péríodo de paz para a Igreja, depois da conversão de Constantino I.
São Conrado de ConstançaEducado e ordenado em Constance, Suíça ele foi eleito bispo em 934. Foi companheiro e conselheiro do Imperador Otto I. Ele usou parte de sua fortuna pessoal para construir e renovar igrejas em sua Sé, e deu todo o restante para os pobres (975).
São Silvestre Guzzolini (1177-1267), sacerdote, ermita, fundador da Congregação dos Silvestrinos, regidos pela Regra de S. Bento (1267).
São Humilde de Bisignano (1582-1637), frade menor franciscano. Desde jovem beneficiou de dons carismáticos extraordinários, tais como a perscrutação dos corações, a profecia, as intercessões em milagres e, sobretudo, a ciência infusa.
São Leonardo de Porto Maurício, sacerdote franciscano missionário da Itália, que por espaço de  44 anos pregou 326 missões em 84 dioceses, apresentando-se  assim como instrumento escolhido da Providência Divina, para a salvação de muitas almas († 1751).
Beato Tiago Alberione (1884-1971), sacerdote. Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para, juntos, anunciar Jesus Cristo.
Nossa Senhora das Graças, ou da Medalha Milagrosa. Aparição de Maria a Catarina Labouré em Paris, rua do Bac.
São Virgílio de Salzburgo († 784). Em 755, um ano após a morte de são Bonifácio, Virgílio foi consagrado bispo de Salzburgo. Continuou evangelizando a Áustria de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria.
São Francisco António de Lucera, conhecido também como António Fasani (1681-1742), sacerdote franciscano italiano. Promoveu a devoção a Imaculada Concepção a qual tinha grande devoção e especial amor muito antes deste dogma ter sido definido.
São Tiago das Marcas (1394-1476), franciscano, conhecido pela sua pregação sobre a austeridade de vida.
Santa Catarina Labourré (1806-1876, virgem, religiosa Lazarista a quem Nossa Senhora das Graças apareceu em Paris, rua do Bac (ver acima).
São Saturnino de Toulouse (século III) primeiro bispo desta cidade francesa. Segundo a tradição foi arrastado desde o alto do capitólio de Toulouse até abaixo deste, acabando destroçado.
Beatos Dionísio da Natividade (Pierre Berthelot) e Redento da Cruz (Tomás Rodrigues), religiosos carmelitas. O Beato Redento da Cruz é portugês, natural de Cunha, Paredes de Coura. Pedro Berthelot é francês e nasceu em 1600. Foram martirizados em 29 de novembro de 1638.
São Francesco Antonio Fasani, franciscano italiano, provincial da sua Ordem, reformador, conhecido como “Padre Mestre” ; confessava muito. Místico, canonizado em 1986.
Beato Alfredo Simon Colomina, sacerdote Jesuíta, martirizado em El Saler, perto de Valência, durante a guerra civil espanhola (1936).
Santo André, apóstolo de S. João Baptista, irmão de S. Pedro e como ele pescador, foi o primeiro discípulo que Jesus chamou, junto do rio Jordão.

Sem comentários:

Enviar um comentário