segunda-feira, 28 de abril de 2014

SANTOS DO MÊS DE DEZEMBRO

1
Santa Natália, leiga, esposa e mártir em Nicomédia, durante o século IV.
Santo Elígio, bispo de Noyon (França). Morreu na Holanda. O seu corpo repousa na catedral da cidade francesa, que já não é diocese.
Beato Antonio Bonfadini, franciscanp italieno, encontrado intacto um ano após a sua morte.
Santos Edmundo CampionRalph Sherwin e Alexandre Bryant, sacerdotes  martirizados em Londres. Edmundo foi humanista anglicano e depois jesuíta; Alexandre foi recebido jesuíta já na prisão.
Beato Carlos de Foucauld (1858-1916), ex-oficial, convertido, retirou-se para o Saará, onde foi assassinado. Fundador das Comunidade dos Irmão e das Irmãs de Jesus. Foi beatificado em 2005.
Beata Liduina Meneguzzi (Elisa Angela, 1901-1941), salesiana italiana em Pádoue, activa também na Etiópia, chamada “anjo branco” ou ainda “chama ecuménica”, béatifiée en 2002.
Beata Maria Rosa Pellesi (Bruna, 1917-1972), última de nove filhos; pertence à Congregação das Franciscanas Missionnárias de Cristo em Rimini. Foi bratificada en 2007.
Beata Maria Clementina Anuarita (Anuarite Nengapeta), religiosa congolesa. Em 1957, decidiu ingressar na Congregação da Sagrada Família. e, durante os massacres durante a guerra de independência, foi morta pelo coronel que a transportava, por não aceitar as proposições deste.
2
Santa Bibiana, virgem e mártir em Roma.
São Cromácio, bispo de Aquileia, consagrado por santo Ambrósio, amigo dos santos João Crisóstomo, Jerónimo, e Rufino.
São Silvério, papa (536-537) : recusou-se a reinstala em Constantinople um bispo herege  pelo que foi exilado na Ásia Menor, e seguidamente na ilha de Ponza onde morreu, talvez assassinado.
Beato João de Ruysbroeck, cónego regular flamengo, cujas obras, desmascaram os falsos místicos, o que lhe valeu ser chamado “Ruysbroeck o Admirável”.
Beato Rafael Chylinski, presbítero (†1741). Religioso franciscano polaco de nobre origem. Exerceu o seu apostolado como pregador e confessor em Lagiewniki e Cracóvia.
3
São Sophronius da Síria, nascido em Damasco. Viveu vários anos em Alexandria, antes de ser nomeado patriarca de Jerusalém.
São Birino, Bispo (†650). Enviado como missionário junto aos anglos pelo Papa Honório I, logrou a conversão do rei Cynegils e fixou sua sede episcopal em Dorchester.
São Galgano Guidotte, oblato italiano cuja vida foi uma verdadeira aventura. Foi sepultado ao lado da espada fincada na rocha, no centro da igreja da Abadia "Redonda", em Sena, Itália, onde morreu.
São Francisco Xavier, presbítero, missionário espanhol da Companhia de Jesus. Missionou na Índia e no Japão. O seu corpo incorrupto é venerado em Goa, na Índia.
4
Santa Bárbara, virgem, martirizada provavelmente na Nicomédia..
São João Damasceno, doutor da Igreja; defendeu o culto das Imagens Santas e tornou-se depois monge; a Santíssima Virgem devolveu-lhe a mão que o califa lhe mandara cortar.
São Bernardo de Parma, abade em San Salvi e depois em Vallombreuse; bispo de Parma e cardial.
São João Calábria, sacerdote; fundador da Pia União para a assistência aos doentes e aos pobres.
5
São Sabas, eremita. Nascido na Capadócia. Fundou uma grande comunidade de monges anacoretas no vale de Cedron, na Palestina, chamada de “grande Laura”.
São Martinho de Dume, Bispo de Dume e de Braga. Veio da Panónia como são Martinho de Tours, pelo qual nutria grande devoção.
São Frutuoso, bispo de Dume e de Braga. Natural de Astorga. Tomou posse da diocese de Braga em 656. Fundador de diversos mosteiros.
São Geraldo, bispo de Braga. Era de nacionalidade francesa. Obteve do Pape Pascal II as Bulas que confirmavam a primacia de Braga sobres todas as dioceses sufragâneas, tais como Porto, Coimbra, Viseu, Lamego, mas também algumas  na actual Espanha, como Orense, Mondondedo, Lugo e Astorga, entre outras.
Beato Nicolau Stenon (Niels Steensen), convertido do luteranismo, bispo de Titiopoli para evangelizar o norte da Europa, pastor e sábio, cognominado o “Pai da anatomia”. Foi beatificado em 1988, pelo Papa João Paulo II.
Beato Filipe Rinaldi (1856-1931), aluno de são João Bosco do qual ele foi a “imagem viva”. Beatificado em 1990.
6
São Nicolau de Myra, bispo. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente.
Beata Maria Teresa Luísa Frias Cañizares (1896-1936), professora na Universidade de Valência (Espanha), mártir durante a guerra civil espanhola. Beatificada pelo Pape João Paulo II em 2001.
7
Santo Ambrósio de Milão, bispo, Padre e Doutor da Igreja.
Santa Maria Josefa Rosselo (Benedita), terceira franciscana italiano, foi a fundadora do Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, para a formação de jovens pobres.
8
Imaculada Conceição da Virgem Maria, solenidade da Imaculada Virgem Maria, cujo dogma foi proclamado pelo Beato papa Pio IX.
Santa Narcisa de Jesus Martillo Moran, órfã peruana, religiosa, canonizada pelo Papa Bento XVI a 12 de Outubro de 2008.
Beato Luís Liguda (1898-1942), religioso polaco do Verbo Divino, torturado e assassinado em Dachau, na Alemanha, durante a segunda guerra mundial. Beatificado em 1999, pelo Papa João Paulo II.
9
São João Diogo, vidente mexicano de Guadalupe.
São Pedro Fourier, pároco de Mattaincourt e depois de Gray (França), fundador, com a Beata Aléxia Le Clerc, da Congregação de Nossa Senhora (Congrégation Notre-Dame).
Beato Bernardo Maria de Jesus Silvestrelli (1831-1911). Passionista, Director de Estu-dantes, Mestre de Noviços, Superior, Consultor Provincial e Superior Geral nos anos 1878-88 e 1893-1907.
São Melquíades, papa
São João Roberts (1576-1610), sacerdote beneditino inglês. Estudou em Espanha, sendo depois martirizado em Tyburn (Londres), durante a perseguição organizada pela rainha Isabel I.
Santa Joana Francisca de Chantal, viúva e religiosa. Fundadora, com são Francisco de Sales da Ordem da Visitação Santa Maria.
São Dâmaso I, Papa em uma época muito conturbada, lutou contra restos de paganismo, heresias e indisciplina. Restaurou e embelezou as catacumbas e construiu igrejas.
Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira principal da América Latina.
Beato Bartolomeu Bompedoni, sacerdote italiano e depois de leproso, monge franciscano radicado em Celloli, onde, de todas as partes, as pessoas vinham consultá-lo.
Santa Luzia, virgem e mártir em Siracusa, cidade da qual é padroeira.
Santa Odília, abadessa. Nasceu cega e foi milagrosamente curada logo do seu baptismo. Fundou o mosteiro alsaciano que se encontra no monte que agora se chama Monta de Santa Odília (França).
Beata Maria Madalena da Paixão, religiosa, fundadora do Instituto das Irmãs Compassionistas (1869).
Santo Esperidião, bispo de Trimitous, completamente desinteressado dos bens terrenos pelo que distribuía quanto possuía. Tinha uma filha chamada Irene. É o padroeiro de Corfú.
São Venâncio Fortunato, bispo de Poitiers (França), de origem italiana, autor de escritos poéticos, como os hinos: Vexilla RegisPange Lingua.
São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja. Um dos maiores autores místicos da Igreja católica.
São Nimatullah Youssef Kassab al-Hardini, sacerdote maronita, fundador duma escola sob um carvalho, gratuita para todas as crianças vizinhas do mosteiro. Recusou o cargo de Geral da sua Ordem. Beatificado em 1998 e canonizado em 2004.
Santa Cristiana, mártir cristã desconhecido, por isso o simples nome de “Cristiana” = “cristã”.
Beata Maria Vitória Fornari Strata, genovesa, casada aos dezasseis anos. Quando viuvou aos vinte anos, estava grávida do sexto filho. Consagrada, fundou a Ordem da Anunciada.
Santa Virgínia Centurione Bracelli, viúva, religiosa, fundadora do instituto das Cem Damas da Misericórdia, protectoras dos pobres de Jesus Cristo.
Santa Maria Crucifixa Di Rosa (1813-1855), religiosa italiana, fundadora da Congregação das Servas da Caridade. Beatificada e canonizada pelo Venerável Pio XII.
Beato Carlos Steeb, protestante alemão, convertido em Verona (Itália). Fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia. Era assíduo no confessionário.
Santa Adelaide, burgonda, duas vezes viúva. Imperatriz da Germânia et grande protectora da abadia de Cluny (França). Foi graças à sua influência de Hugo Capet subiu ao trono de França.
Beata Maria dos Anjos Fontanella (1661-1717). Carmelita italiano, restauradora do Mostei-ro de Santa Satarina de Turim e fundadora do Carmelo de Moncalieri. Beatificada pelo Beato Pio IX.
São Clemente Marchisio (1833-1903), sacerdote italiano, muito zeloso pela Eucaristia. Fundador da Congregação das Irmãs de São  José. Beatificado em 1984.
São José Moscati, médico italiano. Consagrou a sua vida aos pobres e deserdados.
São Lázaro de Betânia, irmão de santas Marta e Maria, foi ressuscitado por Jesus quatro dias depois de estar enterrado. A tradição diz que foi o primeiro bispo de Marselha (França).
Santa Olímpia de Constantinopla, ao ficar viúva do governador de Constantinopla, Olímpia recebeu muitas propostas para um novo casamento, mas recusou todas porque queria entregar-se à vida religiosa.
São João da Mata, fundador da Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou somente Padres Trinitários.
São José Manyanet y Vivès, sacerdote. Fundou diversas Congregações: Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José, e a Congregação das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré.
Beata Matilde Tellez Roblez (Matilde do Sagrado Coração, 1841-1902), fundadora espanhola da Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja. Foi beatificada em 2004.
São Graciano de Tours, primeiro bispo desta cidade. Foi um dos sete missionários cristãos enviados por Roma, para evangelizar na região da Gália, futura França.
São Vinibaldo, abade no mosteiro de Heidenheim; irmão de são Vilibaldo e de santa Valburga. Foi amigo e companheiro de são Bonifácio.
São Charbel Makhloufmonge libanês, confessor. O seu corpo continua incorrupto.
Beata Júlia Nemésia Valle, religiosa em Besançon (França) e depois na Itália. “Confidente” de Jesus.
Santo Urbano V, monge beneditino francês e depois Papa em Avignon (França). O seu pontificado durou somente oito anos.
São Domingos de Silos, confessor. Vivia na mais completa solidão. Restaurou o Mosteiro de Silos que havia sido arruinado pelas guerras árabes.
São Pedro Canísio, sacerdote jesuíta e doutor da Igreja. Participou ao concílio de Trento. Fundou colégios católicos em Viena, Praga, Baviera, Colónia, Innsbruck e Dillingen.
Beato Pedro Friedhofenreligioso (†1860) Trabalhador manual em Coblenz, Alemanha. Cheio de amor a Deus, dedicou-se ao serviço dos doentes. Posteriormente, fundou a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.
Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917). Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e dedicou-se de modo especial a socorrer os imigrantes necessitados.
Santo Ivo, Bispo (†1116). Na diocese de Chartres, França, reprimiu a conduta do rei Filipe I que vivia em adultério. Exerceu importante papel em defesa do Papa na questão das investiduras.
São João Câncio, presbítero (†1473).
Santo António Galvão de França. Terminados os estudos foi nomeado Pregador, Confessor dos Leigos e Porteiro do Convento. Foi o fundador do Novo Recolhimento.
Santa Irmina, abadessa (†710). Tendo ficado viúva, consagrou-se a Deus e tornou-se grande benfeitora de São Wilibrordo. Fundou e dirigiu o mosteiro de Öhren, Alemanha.
Santa Adélia de Pfalzel, princesa, filha de Dagoberto II, rei da Austrásia e irmã de santa Irmina. Depois de viuvar fundou o Mosteiro de Pfalzel.
Santa Tarsila de Roma, virgem; tia de S. Gregório Magno e irmã de Santa Emiliana.
Beato Bartolomeu Maria dal Monte, sacerdote de Bolonha (Itália); fervoroso pela Eucaristia, grande pregador e fundador da Obra Pia das Missões. Beatificado em 1997.
Santa Paula Isabel Ceriolli, viúva, fundadora do Instituto da Sagrada Família em Bérgamo (Itália), para cuidar das crianças pobres. Canonizada em 2004.
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Pedro Nolasco, sacerdote, fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, para a libertação dos cativos.
Santo Alberto Chmielowski, religioso (†1916). Tendo estudado pintura em Paris, abandonou o ambiente aristocrático em que vivia e fundou a Congregação dos Irmãos da Terceira Ordem de São Francisco, Servos dos Pobres.
Santo Estêvão, primeiro mártir.
São Dionísio, Papa (†268). Subiu ao Sólio Pontifício após a terrível perseguição de Valeriano. Desde o início procurou consolar os cristãos, resgatar os que haviam perdido a liberdade e reconduzir os transviados.
Sagrada Família: Jesus, Maria e José.
São João Evangelista, Apóstolo.
Beato José Maria Corbín Ferrer, mártir (†1936). Encontrava-se estudando em Santander quando iniciou a Guerra Civil Espanhola. Por sua Fé foi levado ao “Alfonso Pérez”, um navio de carga transformado em prisão, e lá foi martirizado.
Santos Inocentes, mártires.
Beato Gregório Khomysyn, Bispo e mártir (†1945). Bispo de Ivano-Frankivsk, Ucrânia, morto no cárcere em decorrência das torturas e pancadas recebidas durante os interrogatórios.
São Tomás Becket, bispo e mártir, vítima da perseguição ordenada contra a Igreja, pela rainha Isabel I da Inglaterra.
Santa Benedita Hyon Kiong-nyon, mártir (†1839). Jovem viúva dedicada à catequese na Coreia. Recusou-se a apostatar e foi decapitada após sofrer muitos suplícios.
Santa Catarina Volpicelli (1839-1894). Religiosa, Fundadora das Servas do Sagrado Coração. No dia 29 de abril de 2001 Sua Santidade Papa João Paulo II proclamou-a Bem-aventurada.
São Rugero de Cane, foi um dos bispos desta cidade italiana. Ele era provavelmente de ori-gem normenda.
Beata Margarida Colonna, clarissa perto de Palestrina, irmã do Cardeal Colona; ela cuidava dos Frades Menores infermos e dos leprosos. Mística.
Beata Eugénia Ravasco, religiosa; fundou em Génova a Comunidade das Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Beatificada em 2003.
Beato João Maria Boccardo, presbítero (†1913). Pároco de Pancalieri, Itália. Fundou a Congregação das Pobres Filhas de São Caetano de Thiene, para auxiliar os órfãos, doentes e anciãos, e dar educação cristã à juventude.
São Silvestre I, papa.
Santa Columba, virgem e mártir († séc. IV). Presa aos 16 anos em Sens, França, resistiu a abandonar a Fé e foi decapitada por ordem do imperador Aureliano.
Santa Catarina Labouré, religiosa das Irmãs de Caridade (de S. Vicente de Paulo). Foi a ela que Nossa Senhora revelou a Medalha Milagrosa, na Rua du Bac, em Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário